28.11.10

José :: de Carlos Drummond de Andrade


E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

você que é sem nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama protesta,

e agora, José?


Está sem mulher,

está sem discurso,

está sem carinho,

já não pode beber,

já não pode fumar,

cuspir já não pode,

a noite esfriou,

o dia não veio,

o bonde não veio,

o riso não veio,

não veio a utopia

e tudo acabou

e tudo fugiu

e tudo mofou,

e agora, José?


E agora, José?

Sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua biblioteca,

sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,

sua incoerência,

seu ódio - e agora?


Com a chave na mão

quer abrir a porta,

não existe porta;

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora?


Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse…

Mas você não morre,

você é duro, José!


Sozinho no escuro

qual bicho-do-mato,

sem teogonia,

sem parede nua

para se encostar,

sem cavalo preto

que fuja a galope,

você marcha, José!

José, pra onde?

*

3 comentários:

Renato disse...

Ah! um Drummondzinho pra fazer pensar o dia, verdade? Pra fazer valer o dia...
Esse cara era O cara! :P
Aqui... Você pode me responder os emails que te mandei, se quiser, ok? Hahahaha!
Beijão!

patricia mc quade disse...

ah juguetón!
eu vou responder sim, meu lindo.
mas rda, rda, rda, sabe cumé?
ele me ocupa até os sonhos.
já acordo preocupada com ele.
assim que eu desafobar, leio seu conto com o gosto que sei que ele merece e te respondo.

e o drummond foi repercussão na minha cabeça por causa do caso rio.
tá ligado no que anda acontecendo?

um bj sauddoso com dois dês de ddemais.

Renato disse...

Te perdoo! Se é por essa causa eu te concedo o meu perdão! Hahaha! Eu queria mais que você lesse os poemas, aquele conto é caso perdido já... ficou horrível. Haha!
Tou ligado sim! Já tá quase que nem aqui no México... Procê ver que tensa a situação aqui, né...

Beijo saudoso também! Inté!