6.2.09

II Mostra Frank Zappa :: Retrospectiva Audiovisual :: A vida e obra de Frank Zappa


III Verão Arte Contemporânea apresenta:





DATA: de 08 a 11 de fevereiro de 2009.

HORÁRIO: 20:00 hs

LOCAL: Sala Sergio Magnani da Fundação de Educação Artística

Rua Gonçalves dias, 320 – Funcionários – BH (MG)

ENTRADA: Gratuita para todos os dias.

***

Curadoria: Augusto de Castro – 97480979 / 33442785

Organização: Augusto de Castro e Francisco César - 98350363

Participação Especial: Fabio Adour

***

II Mostra Frank Zappa – Retrospectiva Audiovisual

A vida e obra do compositor americano Frank Zappa

Frank Zappa: Música, Criatividade e Política no século XXI

Na programação do III Verão Arte Contemporânea, estaremos desenvolvendo um panorama sobre o tema referido, focando em diversos aspectos da obra do artista, debatendo seus pontos de vista e contribuições no âmbito político e cultural, refletidos em diversas frentes de trabalho e produções de variadas formas de expressão artística.

A partir da análise historiográfica da música contemporânea e da produção audiovisual do século XX abordaremos a obra do compositor e guitarrista Frank Zappa, criador de uma linguagem que incorpora as mais inovadoras e avançadas concepções conceituais de produção, gravação, performance musical, criação audiovisual, roteiros, composições, arranjos para bandas e orquestração sinfônica.

Sua obra expõe uma narrativa crítica sobre a estrutura e organização da sociedade capitalista pós-moderna e apresenta severos argumentos contra a política de globalização americana que nomeou como Fascismo Teocrático nas décadas de 80, 90 e a primeira década do século XXI, onde alinhamentos de extrema direita buscavam impedir a manutenção da liberdade de expressão e democracia no mundo, resultando no desdobramento de grave crise mundial e guerras planejadas.

Frank Zappa nasceu em 21 de dezembro de 1940 em Baltimore, Maryland, EUA, e faleceu no dia 4 de dezembro de 1993 em sua casa em Los Angeles, Califórnia, EUA.

Proposta de Programação:

1º dia - Domingo – 08/02/2009

Exibição: 200 Motels

Sinopse: Filme Musical dirigido por Frank Zappa com narrativas de caráter hilário e ultrajante, satirizando a relação entre músicos, fãs, viagens, tours, a sociedade, a política e a produção artística em si. Considerado como precursor de várias técnicas de filmografia e cinema, Zappa reúne sua banda, a Royal Philarmonic Orquestra, atrizes e atores incluindo Ringo Star, no papel de Frank Zappa como personagem do filme.

1971, USA, 100 minutos, VHS original

Extra: The True Story of the 200 Motels

Sinopse: Documentário sobre o filme 200 Motels realizado em 1971, dirigido por Zappa em condições extremas de produção e os mais avançados padrões utilizados no cinema e vídeo. Descreve detalhes da produção e realização do filme além de conter material raro de outros momentos da carreira musical de FZ.

1989, USA, VHS, 60 minutos

2º dia – Segunda Feira - 09/02/2007

Exibição: Uncle Meat

Sinopse: Filme de Ficção dirigido por Frank Zappa, iniciado em 1968 com Haskel Waxller na câmara. Depois de abandonado por 15 anos, o projeto é retomado por FZ, com outro grupo de músicos e atores, o que fez com que seu início sofresse uma espécie de mutação. É a história entre personagem envolvidos na produção artística e seus estranhos fetiches amorosos, com trilha sonora original e intrincado roteiro com a direção de FZ e participação do Mothers of Invention.

1987,USA, VHS 100 minuto

Extra: Vídeo from Hell

Sinopse: É um filme produzindo por Frank Zappa que serve como uma amostragem geral dos projetos que Zappa conduzia em meados da década de 80, além de entrevistas e comentários em relação ao complexo contexto político nos EUA de 1984, principalmente relacionado ao debate com o senado americano contra a implementação de legislação que infringisse a liberdade de expressão do artista e conduzissem a políticas intrusivas de controle da informação, consideradas ameaçadoras à constituição atual. Combina criativos elementos de produção de vídeo, trechos de shows, entrevistas, animações e informações sobre a vida do artista e suas idéias.

USA, 1987 Honker Home Video/MPI #MP 4001, VHS, 62 min.

3º dia – Terça-feira – 10/02/2009

Entrevistas com Frank Zappa, Mesa Redonda e Debate

Participação Especial: Fábio Adour (UFMG)

Exibição de Entrevistas

Material áudio-visual incluindo gravações de várias entrevistas com FZ sobre assuntos relacionados à sua produção artística, política e tópicos gerais, além de apreciação biográfica de sua obra. Será realizada uma mesa-redonda para discussão e debate com o público.

4º dia – Quarta-feira – 12/02/2009

Performance*

Participação Especial de Fábio Adour (UFMG)

Apresentação musical de peças do compositor executadas por músicos e grupos interessados na obra do compositor.

*Programa a ser anunciado

Extra: Zappa plays Zappa DVD

Sinopse: Zappa Plays Zappa é o nome do grupo liderado pelo filho de FZ, Dweezil Zappa e é também o título do DVD. Contem material compilado de 2 concertos realizados pelo ZPZ – 21 de Dezembro de 2006 em Portland, no teatro Roseland, e em Seatle no Teatro WA`s Paramount na noite seguinte.

Apresenta o trabalho de Frank Zappa para o público de novas gerações e todos aqueles que acompanham e apreciam a performance da música ao vivo. Zappa plays Zappa é o resultado da organização de um grupo de altíssimo nível formado por músicos que trabalharam com Frank Zappa e por jovens músicos e musicistas qualificados a executar sua obra. O Grupo é formado por Dweezil Zappa (Guitarra e Vocais) Joe Travers (Bateria e Vocais), Pete Griffin (Baixo e Vocais), Jamie W. Kime (Guitarra e Vocais), Aaron Arntz (Teclado, Trompete e Vocais), Scheila Gonzalez (Saxofone, Flaute, Teclado e Vocais), and Billy Hulting (Percussão), Napoleon Murphy Brock (Saxofone, Flauta e Vocais), Steve Vai (Guitarra) e Terry Bozzio (Bateria e Vocais).

USA, 2007, DVD

Após as exibições em todas as datas, haverá em seguida um momento para conversa com o público.

(release de Augusto de Castro)

Nenhum comentário: