12.2.09

lua cheia :: comportamento humano :: sérgio aspar


um presente dele:

"A muito tempo o papo "malucos da lua cheia" atormenta uma parcela já razoavelmente perturbada da população. Na Inglaterra do século 18, por exemplo, quem cometia crimes em noites assim poderia alegar que estava sob efeitos da lua e ter a pena reduzida. A idéia de que o pessoal fica meio lelé neste período é baseada na seguinte suposição: uma vez que a lua afeta as marés, também deve afetar os seres humanos, já que somos quase 80% água. Faz sentido. Mas, com excessão dos lobisomens, não existe prova científica que sustente essa tese. Muito estudo e.....patavina de conclusão nesse sentido. No plano geral, a esmagadora maioria da comunidade científica desabona a tese. Isso tudo, claro, diz respeito ao comportamento. Quanto ao corte de cabelo e outros processos fisiológicos, tudo indica que a lua influencia mesmo, mas aí já é outra história. Resumindo, toda a loucura é culpa nossa mesmo."
(texto e fotografia de sérgio aspar)















***
existem algumas casualidades gostosas na vida. conheci o sérgio aspar nas minhas férias de janeiro em floripa. minha irmã e eu tínhamos ido ver uma seleção de curtas em um centro cultural que não me lembro o nome. lá conhecemos a lis vasconcelos, uma artista plástica maravilhosa que trabalha com mandalas e pinta o sete colorindo de mosaicos os postes de luz das praias de floripa e da costa da lagoa da conceição, e o sérgio, que estava ali por causa da mostra de curtas - pois tinha participado da filmagem de um deles - e nos contou que também era fotógrafo. tiramos fotos juntos ajudando no término de uma mandala de apolo - o sol - onde várias pessoas já tinham contribuido colando o seu caquinho, mas essa é uma outra história que talvez um dia eu conte aqui. agora os dois, o sérgio e a lis, fazem parte do meu círculo de amigos que anda cada vez maior e mais intenso. os contatos continuam e um dia nos reveremos. beijos aos dois.

***


5 comentários:

JAKEMELLO8 disse...

Sim sim Patrícia. Acredito que existe muita influência da Lua em nosso comportamento. "A TENDÊNCIA SE ESCONDE NAS FRESTAS" A lua dá um empurrãozinho, digamos assim.
Os vários "niveis" que nos formam, são partezinhas desse universo. Dizem que " O que está em cima, está em baixo também"

Lindas as fotos

Beijooo

patricia mc quade disse...

oi jake,
a lua mexe msm com o nosso imaginário e tb com os nossos corpos e pequenos desvarios.
eu gosto da história de que a lua - que andava solitária e triste - foi dada de presente a yemanjá por seus pais obatalá e odudua. ela amou tanto o seu presente que resolveu deixá-la seguir seu percurso livre ao redor da terra: ora cheia, ora minguante, ora nova, ora crescente. talvez seja essa a relação intensa que a lua tenha com o mar e tb com o corpo feminino :: um amor livre, voluptuoso, de várias faces, e por isso, intensamente atrativo.

obrigada pela visita.
bjs.

Unknown disse...

Que lua magnífica, deve ser a última que tivemos aqui. As nuvens faziam bigodes, óculos e caretas na lua, que hora sorria, hora chorava, as vezes cara de brava, as vezes cara de devaneios, não saia do céu nem por um minuto nem por todo o dia, de um lado o sol se pondo e ela lá só sorria. E eu cá sorria mais que a bela lua do meio (do meu) dia.
lindas fotos! adorei... maga

patricia mc quade disse...

nossa, maga!
que imagem poética linda que vc criou.
assim, com essas palavras, vc consegue deixar a lua ainda mais bonita.
bjs demais.

Ana Ramiro disse...

patrícia, publiquei teu poema huevo de pajarillo no meu blog (se vc. não se importar). curti muito o suja de piche, parabéns! abço, ana