11.8.09

blog :: AQUECIMENTO GLOBAL

**

trabalho em uma escola que tem um perfil pedagógico diferenciado. lá os alunos são incentivados a construírem seu próprio conhecimento. nós, professores, não levamos nada pronto para sala de aula. nada de decoreba ou empurrar informações goela abaixo nos alunos. planejamos nossas aulas à base de projetos e atividades variadas que contemplem várias habilidades cognitivas, físicas, psicossociais e emocionais . o estimulo à leitura, pesquisa, jogos e trabalhos em grupo ajudam a fortalecer o respeito uns pelos outros e a capacidade dos alunos de escutar o colega. além disso desenvolve a oralidade e a escrita, competências importantes para que os alunos se expressem com desenvoltura, ética, criatividade e coerência sobre os variados assuntos discutidos em sala de aula. o senso crítico, a autonomia e a capacidade de assumir suas próprias responsabilidades também são nossas metas. e isso tudo contribui para ajudar esses estudantes a se tornarem auto-didatas, pessoas que independem do espaço escolar para a formalização de seus conhecimentos.

há um projeto em especial que reúne todas essas competências acima citadas. chama-se "projeto de livre escolha".

nele os alunos escolhem um assunto de seu interesse, algo que desperte a curiosidade deles em conhecer mais sobre algum tema específico — é imprescindível que esse tema tenha base científica. em seguida, eles definem se querem realizar o trabalho de pesquisa sozinhos ou em pequenos grupos. a partir disso, montam sob a orientação do professor responsável um projeto de pesquisa e investigam toda a bibliografia disponível na biblioteca da escola. neste processo é muito importante o acompanhamento da família, pois os parentes sempre ajudam muito para o enriquecimento da pesquisa oferecendo outros materiais e fontes de consulta. o trabalho escrito deve obedecer a alguns critérios de formalidade exigidos pelo professor: capa com título da pesquisa e nome dos pesquisadores, conteúdo bem desenvolvido e que atenda aos objetivos do projeto inicial, ilustração, conclusão que deve ser escrita com as próprias palavras dos alunos sobre o que aprenderam e fonte bibliográfica. depois disso, os pesquisadores pensam em organizar a apresentação de seu trabalho aos outros colegas de sala: cartazes, data show, exposição de objetos, experiências científicas, performances, videos, etc. são alguns dos recursos usados nesta hora.

o que eu posso falar é que o resultado sempre me surprende muito.

em especial, este ano, uma dupla de pequenas pesquisadoras de 09 e 10 anos, alunas minhas, tiveram a iniciativa de construirem um blog para expor a pesquisa do "projeto de livre escolha" que fizeram. foi uma surpresa quando cheguei em casa hoje e vi uma mensagem de uma delas me anunciando sobre o blog. o tema que elas investigaram foi "o aquecimento global". fizeram uma pesquisa profunda sobre esse assunto que está ultimamente sendo uma das grandes preocupações no mundo todo. essas duas pequetitas engajadas falam sobre o efeito estufa, o protocolo de kioto, o desequilíbrio do clima no planeta e as consequências que todos os seres vivos irão sofrer se algo não for feito pelo ser humano para corrigir esse grave problema que causamos.

é isso, o assunto do meio ambiente é tão sério que virou preocupação de criança!
**
visitem o espaço delas,

essas duas gatinhas merecem muitos parabéns pela iniciativa e todo o encorajamento para que continuem esse trabalho bonito de encher os olhos e movimentar pensamentos.

é só por causa dessas surpresas que eu consigo continuar a acreditar na humanidade.

Luana e Hannah, vocês duas são incríveis!
um bj carinhoso da paty (é como os meus pequenos da escola da serra me chamam :)

2 comentários:

Luana disse...

Paty,
obrigada você também é íncrivel,tudo que você faz é demais!
Te adoro!!!
Luana

patricia mc quade disse...

ei lu!

minha gatona,
se sou incrível, como vc diz, é porque tenho alunos e alunas assim como vcs que me ajudam a seguir acreditando que coisas bonitas podem e devem ser feitas para transformar o mundo em um lugar um pouquinho melhor de se viver.

um bjim doce, doce...