29.5.10

Contos e lendas da mitologia grega :: de Claude Pouzadoux

*
Aprendendo com os mitos

(Dicas de como trabalhar a mitologia grega na escola)

Estudar a mitologia grega nos leva a construir uma noção da trajetória do pensamento e da arte ocidental frente aos mistérios da natureza. Por outro lado, nos leva também a entender os dilemas e contradições que povoam o lado obscuro do homem contemporâneo a partir de traços de caráter e sentimentos dos antigos deuses, características essas que são encontradas também nas pessoas comuns independente da época em que vivem. Por essas e outras razões, nas minhas aulas de literatura, com adolescentes de 12 anos, escolhi a leitura da obra Contos e Lendas da Mitologia Grega, do autor Claude Pouzadoux – ed. Companhia das Letras.

O livro aborda os mitos dos deuses do Olimpo e conta, também, as fantásticas histórias de Jasão, Medéia e os Argonautas; os 12 Trabalhos de Hércules; a luta de Perseu contra a Medusa; a vitória de Teseu sobre o Minotauro; e o trágico destino de Édipo. A partir desses textos, fizemos reflexões sobre: Por que o homem cria seus deuses e heróis? Qual a relação que podemos fazer entre mito e história? Como esses mitos prevalecem vivos até os dias de hoje? Além de alimentar a imaginação e o universo criativo dos alunos do 1º ano do 3º ciclo da Escola da Serra.

Para garantir aprendizagens significativas, fizemos leituras coletivas em sala – paralelas a leituras individuais em casa – a fim de superar os desafios da linguagem erudita e desvendar os variados significados que envolvem mito e vida real. Ampliar esse potencial de significados ajuda os nossos alunos a entender melhor o mundo onde vivem e esse é o principal objetivo do estudo da literatura.

A mitologia grega está viva por toda parte no mundo ocidental: na literatura, no cinema, na música, na dança, no teatro, na filosofia, na psicanálise e até na língua que usamos diariamente. Os alunos se divertiram ao descobrir que o termo “Complexo de Édipo” é um conceito psicanalítico criado por Freud para entender a psique humana e que a palavra “cronômetro” e suas variantes vêm do nome do deus do tempo, o terrível Cronos. Outras descobertas interessantes continuam ao longo do trabalho.

O reconto ajudou os alunos a se apropriarem dessas histórias levando todos a reconhecerem esses personagens em situações vividas no dia-a-dia. Essa prática de produção oral e escrita, coletiva e individual, realizada por eles, reconfigura as histórias dentro de uma linguagem jovial e informal, própria de suas idades. Acabou por facilitar, também, o processo do trabalho de apresentações criativas onde a literatura estabelece um diálogo interessante entre artes plásticas e teatro. Além da palavra, muitas são as linguagens usadas na apresentação dos trabalhos (teatro de fantoches e de objetos, criação de histórias em quadrinhos, técnicas de colagem, modelagem com massinha e biscuits, etc.) e o desafio passa a ser com que cada grupo conte, à sua moda divertida e criativa, uma história do livro da qual ficou responsável para o restante da turma.

Neste trabalho não só passamos a conhecer o universo mitológico dos gregos como o principal ramo da origem do pensamento e da arte ocidental, mas nos divertimos muito com as artimanhas que Zeus usava para namorar as belas mulheres mortais, desvendamos e nos indignamos com os enigmas de Édipo, nos admiramos com as façanhas dos heróis trágicos, entre outros sorrisos e suspiros. O projeto continua no segundo semestre com as lendas indígenas brasileiras e os mitos africanos. O nosso próximo desafio é entender como a cultura brasileira está formada a fim de valorizar a nossa maior riqueza: nossa mestiçagem étnica e cultural.

***

bibliografia:
Pouzadoux, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.


3 comentários:

André disse...

Esse livro é uma porcaria. Conta os mitos gregos como se fosse uma fantasia arcaica e retira de todo o sublime conteúdo poético e metalinguístico seu verdadeiro significado.....não leiam!

patricia mc quade disse...

Caro André,
como professora discordo do seu ponto de vista. Porém, vc tem todo o espaço aqui para dizer o que pensa. Só acho que se quer de fato fazer alguma crítica à obra, que seja mais específico. Agradecida pela visita.
Abraços.
Patricia McQuade

Unknown disse...

Eu li o livro achei super legal..
Ele da um novo ar a mitologia sem estragar o conteúdo...