4.10.08

la maja vestida y la maja desnuda: goya

ninguém sabe afirmar com segurança quem foi a modelo e nem porque francisco goya fez dois quadros, la maja vestida e la maja desnuda. as opiniões se dividem em duas possíveis candidatas: a duquesa de Alba, María del Pilar Teresa Cayetana de Silva y Álvarez de Toledo (afff!), amiga mui íntima de goya, a quem retratou inúmeras vezes por encomenda, ou a amante de manuel godoy conhecida por Pepita Tudó.

godoy era um dos principais mecenas de goya, político importante que atuava junto à coroa espanhola, e quem, na opinião da amante, sentia um amor platônico pela rainha María Luísa de Parma que comandou a vida desse infeliz político como se maneja uma marionete condecorada de bufão.

as obras foram feitas entre 1790 e 1805 e conta-se que os quadros eram justapostos para impressionar a todos com o erotismo do pudico monte de vênus da modelo que se destaca em ambos os quadros - nota-se que as partes íntimas femeninas são mais evidentes no quadro da moça vestida do que naquele em que ela se encontra completamente nua.

estas obras viveram algumas peripécias antes de poderem ser contempladas no museu do prado em madrid: foram confiscadas em 1807 por Fernando VII, el deseado, rey da espanha (fazer o que com elas, nunca se soube!); e foram mais tarde raptadas pela inquisição e tachadas como "obsenas".

goya se livrou do inquérito por causa de estreitas relações com o cardeal luis maría de bourbon (uiiii!!!), e o quadro se livrou da fogueira. porém, ficou longe das vistas do público até início do séc. XX. tudo por causa da dita maldita sensualidade femenina que goya soube retratar com tanta destreza.


"à procura do Prazer sem interesse prático imediato é hoje o meu divertimento, é para mim uma necessidade vital.

francisco goya

Nenhum comentário: