31.3.09

Entre dó e si [mesmo] :: de gusthavo santana

**
Saiu pra comprar cigarro e nunca mais voltou

Foi quando crise de abstinência
Ganhou um novo significado
Se absteve de dormir
Naquela noite e na seguinte
Nas demais,
Dormiu leve feito fumaça

de nicotina
de nicotina
de nicotina

O cheiro das cortinas já era insuportável
E supôr o incerto era tão mais plausível
Tão mais divertido
E leve feito fumaça

[Na boca
Na boca
E nos olhos
nos dois]

Que comprar cigarros pareceu odisséia
Talvez pela saia, as saias pelo caminho
Que ficaram pelo chão das salas
Que cairam pelas mão de quem cala
Respirando velha fumaça

de nicotina
de nicotina
de nicotina

O cheiro que atina o senso tísico
Senso físico, furtuito fumo
O furo de cinzas em cima do banco
Cinza feito pranto de quem fica
Em casa, calada
Com as cortinas

de nicotina
de nicotina
de nicotina

***

é no ateliê de clichês que esse artesão da palavra esculpe seus devaneios. seus poemas revelam a juventude e a força poética de sua idade primaveril. e não é só poesia que ele escreve, passeia também entre as veredas da prosa literária onde não abandona a linguagem poética e a criação de espaços ora cênicos, ora cômicos, ora críticos, ora nonsenses :: mas tudo na maior seriedade arrazoada. literalmente brinca com as palavras num divertimento de criança que parece descobrir as cores das letras a cada dia, a cada vez que levanta a sua pena de homemenino. um apaixonado irremediável dos verbos escrever e ler. lembro-me do dia em que me pediu livros emprestados e eu sem saber o que indicaria a um leitor de 16 anos pedi sua lista. não encontrei nada mais nada menos que: pessoa, maiakovski, kafka, kundera, entre outros romancistas e poetas que ele queria. inclusive alguns eu nem conhecia. gosto do que escreve. gosto de saber que o seu potencial em suas produções literárias fazem parte de sua essência particular e que escreve porque precisa escrever, porque seu corpo-pulsão assim exige dele. publico aqui um de seus poemas, o último que ele escreveu, saiu hoje quentinho do forno de seu blog. quem quiser conhecer mais sobre esse poeta-escritor inato, visite seu ateliê. nesse espaço você vai descobrir muita coisa boa que esse rapaz produz com desenvoltura e aptidão pra coisa.

é só clicar e já vai estar lá:
boa leitura!


2 comentários:

Gusthavo disse...

Obrigado, Patrícia!

Muito me emociana e orgulha ler palavras tão gentis vindo de você, uma pessoa tão querida e que entende muito de literatura. Muito, muito obrigado mesmo, mil vezes! [aah, mamãe ficou mó orgulhosa aqui também! heheh]

Beijão!

patricia mc quade disse...

ei gusthavo,

não tem nada a agradecer. fiz por admiração ao que vc faz e é. fiz por carinho às pessoas que visitam o suja de piche. gostaria que todas elas ficassem sabendo o quanto é bom essa troca de leituras e escritas, o quanto é bom esse estímulo que nos impulsiona a mostrar o que fazemos e gostamos.

manda um bjão na lulu santana, minha amiga querida. diz a ela que me faz muita falta. amigas assim não é fácil encontrar. diz tb pra ela cuidar da minha dedé na escola.

bjs e bjs carinhosos de admiração aos dois.

ass: suja de piche