10.7.09

Bloguesfera: um estímulo às produções textuais

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Aprender a escrever não é apenas uma forma de encontrar idéias e concatená-las. Os alunos do 3º ciclo da Escola da Serra descobriram que escrever textos criativos e/ou críticos ultrapassa, e muito, os limites das idéias criativas, do saber expressar-se se valendo da linguagem verbal, de seus códigos formais e informais, de sua meta-linguagem, de expor de forma organizada seu ponto-de-vista e da simples capacidade de contar narrativas fictícias ou reais ou mesclar as duas ao mesmo tempo.

Mais do que tudo isso, é preciso encontrar na escrita uma forma prazerosa de criação, uma forma interessante de dizer o que se pensa através de variados gêneros textuais.

E para encontrar o prazer na escrita é preciso também estabelecer interlocutores, ou seja, para quem se escreve (?). Um professor, por mais que esteja preocupado em desenvolver a arte da escrita entre seus alunos, não é o interlocutor “ideal” que estimule esse potencial criativo entre os adolescentes. Eles precisam ser lidos por outras pessoas que comentem e questionem o que escreveram, que concordem ou discordem com eles e que indiquem outros textos que dialoguem com aqueles. Enfim, que haja uma comunicação!


Escrever contos, crônicas e resenhas foi o desafio proposto para as turmas 3A2 e 3B da Escola da Serra (alunos entre 12 a 14 anos). Se esses textos fossem parar nas pastas dos alunos depois de passar pela correção da professora de português, perderiam a sua razão de serem escritos, perderiam a sua função social que é a comunicação. Um projeto literário está sendo desenvolvido com essas turmas a fim de extravasar os limites da sala de aula. Os alunos se empenham em melhorar suas produções textuais, escrevem e re-escrevem, escutam as opiniões de colegas e procuram ter atenção à forma e ao conteúdo de suas produções, pois a possibilidade de outras pessoas lerem e avaliarem seus textos se tornou concreta.

Tudo começou com a proposta do blog. Quanta polêmica isso resultou! Escolheram o nome fantasia, dividiram-se funções, e ampliaram-se as possibilidades de produções. Um conselho editorial foi escolhido por todos a partir do voto aberto. Esses alunos eleitos são responsáveis por: correção ortográfica, formatação, edição e ilustração (se for o caso) dos textos no blog. Quais os textos que são editados? Aqueles que se destacam dentre as produções dos alunos em sala, os que atingiram não só o objetivo da proposta de produção como jogaram com as várias possibilidades lingüísticas de forma criativa, interessante e, ao mesmo tempo, estabelecendo um diálogo com suas próprias vivências. As produções circulam entre as individuais e coletivas, entre as criativas e as críticas.


Os blogues “E por falar em pândega...” e “Primeira impressão” já estão ativos e gradualmente serão recheados de produções dos próprios alunos. Por lá já pode ser encontrado resenha de filme e de livros literários (todos trabalhados em sala), crônicas e contos.

O que falta agora? Os interlocutores citados acima.

Fica aqui o nosso convite. Visitem os blogs, deixem seus comentários (que serão moderados por mim, a professora responsável) e ajudem a estimular a arte da escrita de nossos, quem sabe, futuros escritores.


“O leitor, em princípio, é aquela pessoa que espera de nós um pouco de felicidade, de surpresa, de inteligência, e o nosso papel, como aprendizes de escritores, é corresponder a essa expectativa”. (turmas 3B e 3A2)

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