15.6.09

assim é o Pai Nosso em aramaico

**
Pai-Mãe, respiração da Vida,
Fonte do som, Ação sem palavras,
Criador do Cosmos!
Faça sua Luz brilhar dentro de nós,
entre nós e fora de nós,
para que possamos torná-la útil.

Ajude-nos a seguir nosso caminho,
Respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu,
para que caminhemos como Reis e Rainhas,
com todas as outras criaturas.

Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só,
em toda a Luz, assim como em todas as formas,
em toda existência individual,
assim como em todas as comunidades.

Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós,
pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas
do mundo nos iluda, e, nos liberte de tudo aquilo que
impede nosso crescimento.

Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento
de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo,
a Canção que se renova de tempos em tempos
e que a tudo embeleza.

Possa o Seu amor
ser o solo onde crescem nossas ações.

Que assim seja.


***
e MR diz assim: Foi desta oração que nasceu a versão atual do Pai-Nosso. A prece acima está escrita, em aramaico, em uma pedra branca de mármore, em Jerusalém, no Monte das Oliveiras.

***
encontrei essa oração ao pai nosso em um blog que apresenta a cidade de phoenix, arizona, EUA. o que mais me chamou a atenção entre as várias fotos lindas da cidade foi esse poema. não que eu seja evangélica ou coisa parecida. já fui, por imposição familiar e quando eu não podia escolher. gostaria de ser hoje atéia, mas não consigo. me contento em ser laica. mas tenho vários salmos de cor na retina da minha memória perpétua, vários trechos de são joão e apocalipse gravados como perturbadoras imagens surreais no meu imaginário e os dez mandamentos de moisés decor e salteado - se bem que nem todos eu sigo ao pé da letra. sim, eu li a bíblia pelo menos umas 4 vezes, de gênesis a apocalipse e creia-me, é um livro transformador. você não é a mesma pessoa depois de ler completamente a blíblia. acho que é por isso que eu virei essa metamorfose ambulante que eu prefiro ser. foi a partir dele que eu aprendi a fazer as minhas primeiras indagações sobre as verdades instituídas. eu lia e duvidava do que lia o tempo todo. e assim eu cresci. é desse livro que o nome débora me surgiu como revelação para ser o nome da minha filha. é a ele que eu retorno sempre que me sinto acuada ou em perigo de alguma espécie. salmos 91, 23, 01, 100, 25 são os meus poemas cantados preferidos — os imagino acompanhados da cítara de davi. puro lirismo! sem falar no livro cântico dos cânticos do rei salomão. daí eu encontro esse pai nosso em aramaico, lingua irmã do hebraico, em um blog de uma visitante surpresa que surge por aqui, e o acho ainda mais bonito do que qualquer outro trecho da bíblia. nele eu sinto a forte conecção que o ser humano tem com os fenômenos naturais da Terra-Mãe, a quem exploramos, prostituimos e defloramos todos os dias com o nosso consumismo desenfreado.

seguem os versos belíssimos que me conectaram com aquele desejo profundo de sobedoria, o anseio por um desenvolvimento sustentável do homem no planeta. gostaria de compartilhar essa descoberta com todos os que por aqui passeiam. mas lembre-se! toda prece é muito mais que um poema, é puro diálogo com o nosso ser primitivo que do pó da terra surgiu e ao pó da terra voltará:

"Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós,
pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo".

***
enfim, se quiserem conhecer um pouquinho mais da cidade Phoenix, acessem o blog da MR. tem cada foto maravilhosa lá! as montanhas rochosas, as estradas, arquitetura, paisagens desérticas mil. vale a pena conhecer.


***

2 comentários:

MR disse...

Patrícia, querida,

Estive hoje de novo no seu blog e quase cai para trás de surpresa (rsrs) quando li a sua referência a respeito do meu. Muito, muito obrigada. Estou quase emocionada.

Um grande abraço



PS: Bisbilhotando em seu perfil, gostei de saber que vc gosta de Literatura. Eu adoro e meu poeta predileto é Fernando Pessoa.

patricia mc quade disse...

de nada, guapa!

não precisava ficar quase emocionada...
eu que agradeço a sua primeira visita que me levou a fazer uma outra gostosa visita ao seu blog.

e pode bisbilhotar por aqui à vontade. adoro compartilhar do que gosto.
e sobre poesia, concordo com vc, fernando pessoa é um poeta maravilhoso.

continuamos a trocar poesias da vida então?
gostaria de saber o que rola em phoenix no campo cultural: literatura, música, teatro, etc.
se souber, divide comigo, virei sua leitora.

bjs