13.6.09

os laços me trazem algum tipo de desejo ultimamente

**
laços :: ties ::



este curta-metragem foi o único finalista brasileiro do concurso PROJECT DIRECT, organizado pelo YouTube em novembro de 2007.

filme de flávia lacerda
roteiro: adriana falcão
atores: clarice, célia porto e jô abdu


***
O LAÇO E O ABRAÇO

de Maria Beatriz Marinho dos Anjos

Meu Deus!... Como é engraçado!...
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas, se enrosca, mas não se embola;vira, revira, circula e pronto: está dado o abraço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando devagarinho, desmancha, desfaz o abraço.
E na fita, que curioso, não faltou nenhum pedaço...
Ah! Então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento? Como um pedaço de fita? Enrosca,segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livres as duas bandas do laço?
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz:
— Romperam-se os laços!
E saem as duas partes, que nem meu pedaço de fita — sem perder nem um pedaço.
Então o Amor é isso... Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

***
agradeço a autora maria beatriz marinho dos anjos pela gentil autorização em editar aqui "o laço e o abraço". este texto está circulando pela internet como autoria atribuída a mário quintana. segue o email da autora enviado a mim depois que solicitei esclarecimentos sobre o caso.

***

Oi, Patrícia!
O texto realmente é de minha autoria. As versões que circulam na Internet contêm várias adulterações, quando as pessoas não o assinam ou acrescentam frases que distorcem a idéia inicial. Eu agradeço o seu contato, que nos permite desfazer esse equívoco. Ter um texto atribuído a Mário Quintana pode ser muito lisonjeiro para mim, mas existem versões circulando com o seu nome, inclusive com erros de Português, o que também não é justo com ele. Sua postura ética mostra que tem valido a pena batalhar para recuperar o que me é de direito. Estou enviando a você uma cópia do texto original e a do documento que comprova minha autoria (embora não o tenha solicitado). E é claro que tem minha autorização para utilizá-lo.
Com um grande abraço, Beatriz

***

2 comentários:

ana dundes disse...

Belo laço no texto e no curta.
Beijo, Dona Margarida. Obrigada por mais essa dica.

patricia mc quade disse...

ô passarinha que faz fita,
que faz laço,
que faz sorrir margarida.

bj sinháninha.
sua presença é sempre uma gostosa companhia.