9.11.08

os sete pecados capitais


eduardo galeano
(tradução livre :: patricia mc quade)

De joelhos no confessionário, um arrependido admitiu que era culpado de avareza, gula, luxúria, preguiça, inveja, soberba e ira:

Jamais me confessei. Não queria que os senhores, os padres, se deleitassem mais que eu com meus pecados, e por avareza os guardei para mim.

Gula? Desde a primeira vez que a vi, confesso, o canibalismo não me pareceu tão mal.

Chama-se luxúria isso de entrar em alguém e perder-se ali dentro e nunca mais sair?

Essa mulher era a única coisa no mundo que não me dava preguiça.

Eu sentia inveja. Inveja de mim. Confesso.

E confesso que depois cometi a soberba de crer que ela era eu.

E quis quebrar esse espelho, louco de ira, quando não me vi.

***

bibliografia: GALEANO, Eduardo. Bocas del tiempo. Buenos Aires: Catálogos, 2004. p. 12.

***

Nenhum comentário: