27.5.09

a flor mais grande do mundo :: animação a partir de um conto de saramago

**
como uma pequena ação faz a MAIS GRANDE diferença!


A flor mais grande do mundo é inspirada na pintura barroca de velazquez a partir de um relato de oscar wilde. uma produção que associa três nomes da indústria cultural: na trilha sonora, emilio aragón; juan pablo etcheverry como diretor, um expert em animação e também o autor de Minotauromaquia (animação inspirada no mito de minotauro e nas obras de pablo picasso, com música de stravinsky); e por último josé saramago, o autor do conto original infantil. é ele o narrador-personagem do curta-metragem. A flor mais grande do mundo concorreu a vários festivais nacionais e internacionais.

extremamente simples como o pensamento infantil, a animação trata de forma delicada a questão ecológica que anda em pauta nas grandes discussões sobre o desenvolvimento sustentável. a partir dela dá para trabalhar várias habilidades criativas e formas de expressividade com crianças, jovens e adultos: desde a criação literária (contos e poemas) a partir da provocação que faz o próprio autor do conto que narra a história, até as outras artes como desenho, pintura, música, representação cênica. dá também para estimular uma reflexão sobre a responsabilidade que deveríamos ter em relação ao consumismo exacerbado, ao crescimento urbano desenfreado e ainda sobre o nosso papel enquanto transformadores dessa realidade instaurada pelos meios de produção e pelo capitalismo selvagem.

veja o curta-metragem no site oficial



e aproveite para conferir também a outra animação do diretor juan pablo etcheverry,


há outros muitos curtas-metragens no mesmo site, para o público adulto e infantil


eu já me deliciei.

5 comentários:

leo gonçalves disse...

muito bonito o filme. quem dera conseguíssemos fazer com as pessoas que a gente ama isso que o menino faz com a flor. tenho certeza que elas seriam as mais grandes do mundo também.

patricia mc quade disse...

por que vc não tenta então escrever essa história?

bj.

Leo Gonçalves disse...

se escrever não fosse tão solitário! preferia poder cantar.
você faria um duo comigo?

patricia mc quade disse...

quem sabe?
rsss
bj

Leo Gonçalves disse...

quem sabe? tão evasivo...